Aprenda como usar hashtags nas mídias sociais para ter mais engajamento

A hashtag se tornou um verdadeiro símbolo da era atual da internet. Ela não é mais um mecanismo restrito a uma só plataforma e já se transformou em algo onipresente. Nascida no Twitter, hoje pode ser vista no Facebook, Instagram, Pinterest e até em sites convencionais da web.

Já é de conhecimento popular que, ao clicar em uma hashtag, seremos levados a um ambiente de discussão temático. Isso representa uma ótima oportunidade para quem trabalha com publicação de conteúdo na web. Ao utilizar hashtags, é possível ingressar em discussões já existentes ou criar a sua própria. E como a internet se sustenta em conversas e compartilhamento de informação, esse elemento é uma parte bastante importante de tudo isso.

Saiba mais sobre o assunto e veja como usar hashtags na sua estratégia:

Como funcionam as hashtags nas redes sociais?

O recurso de hashtag como o conhecemos hoje surgiu no Twitter como uma forma de agrupar discussões sobre um mesmo tema. Como essa rede social se baseia em recursos bem simples e diretos, basta publicar uma mensagem usando a tag correta para entrar na conversa. Isso pode ser feito tanto por pessoas quanto empresas.

Com a popularidade desse artifício, não demorou até que passasse a aparecer em outras redes. O Facebook, por exemplo, também possui hashtags em seus posts. Ao usá-las em uma publicação, o seu público consegue clicar nelas para visualizar demais publicações que a usam.

O mesmo vale para o Instagram. Ele tem o diferencial de que você tem mais chances de incluir hashtags em posts caso esqueça, já que também é possível colocá-las nos comentários. Isso faz com que a foto apareça no “grupo” relacionado ao termo. Nessa plataforma, as pessoas também têm o costume de usar um número grande de hashtags.

Por que usar as hashtags?

As redes sociais são sustentadas por conversas entre as pessoas. Portanto, para trazer mais engajamento, você precisa criar discussões valiosas para o seu público ao mesmo tempo em que pode ingressar em diálogos já existentes. Isso vale para todas as redes sociais que suportam hashtags, como o Twitter, Facebook, Instagram, entre outras.

Um conteúdo sempre tem chances de ser descoberto, especialmente se tiver relevância e uma audiência que já se interessa por aquele site ou perfil. Ao usar uma hashtag, você consegue atingir muito mais gente, já que aparece diretamente para quem acessa os posts desse termo.

Como usar hashtags nas mídias sociais para ter mais engajamento?

O primeiro passo é determinar quais hashtags usar com o seu conteúdo. É recomendado não se restringir a apenas uma: aposte em um grupo delas, de preferência relacionadas entre si, para maximizar as suas chances de ter seu post encontrado pelo público.

Para fazer isso, basta pensar em termos que têm a ver com a tag principal. Por exemplo, se você começar com “comida” pode usar também “food”, “alimentação”, “receitas” e o que mais for relevante para o seu conteúdo. Apenas tome cuidado com o limite de caracteres, principalmente no Twitter.

Essas palavras relacionadas devem ser primariamente resultado de um estudo realizado por você. Experimente olhar os posts que já estão utilizando a hashtag que você escolheu e observe quais costumam ser usadas.

Tudo pronto para começar a usar as hashtags e obter sucesso na internet? Continue recebendo referências certeiras de como trabalhar com as vantagens das redes sociais para a sua empresa assinando a nossa newsletter!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *