Negócios locais: como aumentar as vendas usando o facebook

Você já parou para pensar que o Facebook pode ser a estratégia que faltava para potencializar suas vendas e gerar mais resultados para a sua empresa? Conquistar novos clientes não é uma tarefa rápida e, muito menos, fácil. E é por isso que apostar em canais digitais, como o Facebook, é uma excelente opção para negócios locais que precisam aumentar a sua visibilidade, mas não possuem grandes verbas para investir em mídias tradicionais.

Quer saber como? Continue lendo o nosso artigo e descubra como aumentar as vendas usando o Facebook!

Dê motivos para as pessoas seguirem a sua empresa

Aumentar as vendas usando o Facebook é muito diferente de criar uma página na rede social e divulgar os seus produtos ocasionalmente. É preciso desenvolver uma estratégia que gere algum tipo de valor para que o seu público tenha interesse em acompanhar a sua empresa nesse canal.

Tenha em mente o seguinte: ninguém gosta daquele amigo inconveniente que só fala dele mesmo e nunca dá espaço para ninguém mais participar da conversa. E, no Facebook, a lógica é a mesma! Se a sua empresa só fala dela mesma e de quão maravilhosos são os seus produtos, o canal se torna chato e pouco relevante para as pessoas.

Por isso, invista em conteúdos que realmente façam a diferença para o seu público. Pense em dicas, informações, tutoriais e materiais que ajudem seus clientes a resolver problemas e sanar dúvidas. Além de se posicionar como referência no segmento, a sua empresa ainda educa os seguidores sobre a importância dos produtos e serviços vendidos.

Ofereça benefícios especiais

Além dos conteúdos altamente relevantes, uma excelente forma de conquistar mais seguidores no Facebook e ainda incentivar a compra de seus produtos ou serviços, é realizar ações promocionais. Você pode, por exemplo, oferecer um cupom de desconto para quem se cadastrar na newsletter do seu site pelo Facebook, lançar produtos com exclusividade na rede social e, até mesmo, fazer concursos culturais exclusivos apenas para quem te seguir nesse canal.

Esses são apenas alguns exemplos de benefícios que você pode oferecer para os seus seguidores e que fazem toda a diferença para que eles enxerguem valor e continuem a acompanhar a sua empresa no Facebook.

O Facebook é uma via de duas mãos

Assim como toda rede social, o propósito do Facebook é conectar pessoas e empresas e incentivar conversas. Por isso, esqueça daquele velho conceito do marketing tradicional em que a marca “empurra” a mensagem para o cliente e não abre espaço para nenhum tipo de resposta.

Estabelecer uma presença no Facebook significa estar disposto a ouvir e interagir. Por isso, nem pense em deletar reclamações ou deixar os seus seguidores falando sozinhos! Além de ser uma péssima prática para a imagem da sua empresa, esse tipo de troca é extremamente valioso para fidelizar clientes. E, como todos sabemos, clientes fiéis tendem a consumir muito mais!

Não esqueça de usar CTAs

O Call To Action (CTA) nada mais é do que uma chamada para aquilo que você deseja que os seus seguidores façam. Por isso, se você quer que as pessoas cliquem em um link ou se cadastrem no seu site, não há melhor forma de fazer isso no Facebook do que pedindo!

A cada publicação, pense qual seria um CTA adequado e não deixe de incluí-lo no post. Assim, em vez de dizer “chegaram novos produtos na loja”, prefira construir textos como “chegaram novos produtos na loja, confira!”.

Mantenha uma frequência

Estabelecer uma presença e aumentar as vendas usando o Facebook está diretamente relacionado a manter uma frequência de publicações no canal. De nada adianta fazer um post aleatório por mês porque as pessoas não terão nenhum motivo para te seguir. Além disso, essa é uma prática que afeta diretamente o entendimento da relevância que o Facebook faz dos seus posts.

Se você nunca publica nada, as pessoas não interagem e, sem as interações, a sua página é considerada como pouco relevante e deixa de aparecer com frequência para os seguidores.

Descubra a voz da sua empresa

Criar uma forma de identificar a sua empresa no Facebook e nas redes sociais em geral é fundamental para que os clientes consigam reconhecê-la. Por isso, é de extrema importância que você trace uma estratégia e a mantenha em todas as publicações. Se o seu público tem um perfil mais sério, por exemplo, o ideal é usar uma linguagem mais formal.

Agora, se as formalidades não são necessárias, a sua empresa pode aproveitar um pouco mais das gírias e das brincadeiras do Facebook para participar das conversas e conquistar mais visibilidade!

Use e abuse dos recursos visuais

Fotos e vídeos chamam muita atenção e costumam se destacar em meio à timeline dos seus seguidores. Isso acontece porque esse tipo de conteúdo é mais interativo e, por ser visual, tende a chamar mais a atenção. Vale destacar que as imagens precisam ser atrativas e, de preferência, exclusivas. Já os vídeos precisam ser interessantes e abordar temas que despertem o interesse dos seguidores, por isso, prefira vídeos curtos e sem muitos efeitos visuais e sonoros.

Investir nesse tipo de recurso faz toda a diferença para marcar uma presença de qualidade e aumentar o engajamento no Facebook!

Integre o Facebook com as outras iniciativas de marketing

De nada adianta criar uma página no Facebook e seguir todas as dicas que demos se ninguém souber que a sua empresa também marca presença por lá! Integrar o Facebook com as demais iniciativas de marketing da sua empresa é fundamental para potencializar os resultados da rede. Como? Sempre divulgue a página nas campanhas de e-mail marketing, no site e, até mesmo nos materiais impressos da sua empresa!

Se você possui loja física, ainda vale orientar os funcionários a sempre comentarem que a empresa está no Facebook para os clientes!

Quer aparecer? Invista!

Também é possível anunciar no Facebook para aumentar a visibilidade da sua empresa e gerar mais vendas. Os anúncios na rede são excelentes para atrair mais seguidores e divulgar produtos e promoções. Com eles, é possível segmentar as campanhas para que elas sejam exibidas para o perfil ideal de pessoas. Além disso, você consegue controlar os investimentos e implementar mudanças estratégicas que potencializem a divulgação e tragam resultados ainda maiores!

Com essas dicas, é possível criar uma página altamente atrativa e aumentar as vendas usando o Facebook! Gostou? Para receber mais informações e novidades sobre marketing digital, não deixe de assinar a nossa newsletter e ficar por dentro das melhores estratégias e práticas para a sua empresa obter destaque na internet!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *